Sábado 29 Nov 2014
Entrevista de Emprego PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 16 de Agosto de 2010 13:57

Roteiro para uma boa entrevista de emprego   

E presente na vida de qualquer profissional é a de enfrentar processos seletivos, nos quais uma entrevista é componente quase obrigatório. Seguem algumas dicas para comportamento nestas entrevistas, reunidas da experiência da nossa Equipe, enriquecidas por informações retiradas e adaptadas do livro "Etiqueta Empresarial Ser Bem Educado é..." da Consultora Maria Aparecida Araújo.

1. De forma Geral:

1.1. Sendo chamado para a entrevista, você deve sempre primar pela ótima aparência. Nos casos de cargos em áreas como administração esportiva, consultorias em geral, marketing esportivo e afins, siga o padrão tradicional para qualquer outro cargo: para homens, o terno escuro - azul marinho ou cinza grafite - é considerado o preferido pelos entrevistadores (evite o marrom). Gravatas de bichinhos e sapatos gastos ou sujos estão fora de questão. Mulheres farão melhor figura de tailleur de cores neutras e saia de comprimento discreto. Meias finas sem fio puxado, pouca maquiagem e bijuterias mínimas. Bolsa discreta e bem arrumada. Sapatos de salto médio em bom estado. Melhor que estrear uma roupa nova que não dê liberdade é usar uma roupa que caia bem em você e dê segurança. Unhas e cabelos devem estar em perfeita ordem. Normalmente na Educação Física, notadamente em cargos operacionais (professores, instrutores, técnicos, etc.) não há necessidade de roupas tão formais, mas não exagere. Calças compridas de lycra ou tactel (uma "leg" para as moças"), uma camiseta bonita e sóbria (como, por exemplo, as de gola pólo) e um tênis limpo e em boas condições serão suficientes. Evite shorts, bermudas, camisetas baby-look e roupas que, de forma geral exponham exageradamente o corpo. Também não carregue uma bolsa grande ou equipamentos como quem vai praticar alguma modalidade esportiva. Desmerece a entrevista como evento profissional. Mostre que você saiu de casa especialmente para a entrevista.

1.2. Seja sincero e autêntico. Isso não significa que você deva expor propositadamente seus defeitos e mazelas, mas que você deve ressaltar somente as qualidades e virtudes que realmente possua.

1.3. O entrevistador quer preencher a vaga com a melhor pessoa e você quer a vaga, portanto, há convergência de interesses. O entrevistador deve ser tratado como seu aliado, não como antagonista.

1.4. Trate o seu entrevistador por Sr. (ou Sra.) + [SOBRENOME]. Em escolas e Academias vale também o tratamento Professor (ou Profa.). Só use o primeiro nome ou você depois de devidamente autorizado.

2. Na hora H:

2.1. O ideal é chegar com 10 minutos de antecedência. Jamais vá de bicicleta (parece incrível, mas já houve casos). Pedalar pode passar uma imagem jovem e dinâmica, mas nenhum entrevistador gosta de conversar com alguém suado e descabelado. Se for possível, vá ao toalete, respire fundo e tente relaxar e descontrair a fisionomia.

2.2. Trate com simpatia os funcionários da linha de frente. Isso cativa e pode ser que venham a ser seus colegas.  Antes de entrar na sala, enquanto espera, verifique se os cabelos estão penteados e as unhas limpas. Observe se há cabelos ou caspa na roupa, batom borrado. Desligue o celular.

2.3. Entre na sala com postura corporal correta e quando sentar faça-o com a coluna reta, ajustando-a ao encosto totalmente. Não coloque os cotovelos sobre a mesa, não masque chicletes e não fale cuspindo. Não fique passando a mão na cabeça, no cabelo ou coçando as orelhas.

2.4. A iniciativa do aperto de mão e o convite para sentar devem ser do entrevistador. Mesmo que você seja mulher, o entrevistador só se levantará se for cavalheiro.

 2.5. Aperto de mão firme e braços soltos, nunca cruzados. Olhe sempre nos olhos do entrevistador. Se forem muitos, olhe para todos enquanto estiver falando. Não batuque na mesa, não bata o pé nervosamente, não contorça as pernas ou apalpe jóias ou bijuterias.

2.6. Fale apenas o suficiente. Falar pouco é sempre melhor do que falar demais.  Se tiver que discordar de algo, seja sempre polido. Evite imposições, ortodoxias e expressões como: "Odeio isso!" ou "Detesto aquilo!".

2.7. Nunca fale mal da empresa onde trabalhou anteriormente ou de seus antigos chefes. Valorize chefes e colegas, mostrando que acredita no resultado dos times.

2.8. Sempre que possível, dê respostas que tenham a ver com o ramo, a natureza ou o tipo de atividade da empresa (academia, clube, empresa de consultoria, etc.).

2.9. Esqueceu de desligar o celular e ele tocou? Desligue-o rapidamente sem mesmo ver de quem era a ligação: não há nada mais importante naquele momento do que a entrevista.

2.10. Sendo convidado para um tour pela empresa, o que é um bom sinal, procure fazer perguntas interessantes e pertinentes sobre aulas, clientes, serviços oferecidos e instalações.

2.11. Se for servido café, aceite, mas não coma biscoitos, pois soltam farelos e atrapalham a conversação. Não fume sob hipótese alguma, mesmo que o entrevistador fume.

2.12. A deixa para o encerramento da entrevista é dada pelo entrevistador você deve se despedir agradecendo a oportunidade, sempre sorrindo. Poderá, nesse momento, perguntar sobre o próximo passo, se deverá aguardar ou fazer contato. Aperte a mão de todos, não fique parado na porta e não se esqueça de agradecer e se despedir da secretária e demais funcionários que encontrar.

3. Roteiro Básico:

Segundo o Consultor Max Gehringer, existem pelo menos seis perguntas básicas que compõem a grande maioria das entrevistas de emprego, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Esteja, portanto, pronto para respondê-las da melhor forma possível:

3.1. Fale um pouco de você mesmo.
3.2. Porque você gostaria de trabalhar conosco?
3.3. Porque você saiu do seu último emprego?
3.4. Quais você considera que sejam seus pontos fortes?
3.5. Qual seu maior defeito?
3.6. Onde você se vê daqui a 5 anos?

4. Após a entrevista:

Não esqueça a gentileza de enviar, no dia seguinte, uma carta (só se não for possível, vale um e-mail) de agradecimento ao seu entrevistador, enquanto aguarda um novo contato. Nela faça três coisas:

a) agradeça a oportunidade de se fazer conhecer melhor

b) ressalte que a oportunidade lhe enriqueceu como profissional

c) diga que está ainda mais motivado para trabalhar lá.

Esse procedimento já garantiu algumas contratações, pois quase ninguém o adota e ele distinguirá você positivamente dos demais entrevistados.                                                  

LAST_UPDATED2